14 de março de 2006





"Algum tempo atrás, eu tava conversando com o LemonHead sobre a qualificação das pessoas na faculdade. Houve um consenso de nossa parte: de uma sala de uns 50 alunos, no máximo uns 5 se salvam.
O estranho de termos concordado nisso, é que eu to numa faculdade barata tosca e ele esta na USP. Teoricamente, lá a grande maioria deveria se salvar.
O problema é que o conhecimento técnico que alguém consegue na faculdade, milhares de outros também tem. Faculdade hoje não é diferencial, é pré-requisito. Todos tem a porra do diploma hoje em dia.
Conheço pessoas formadas na FATEC, mas que são completamente burras. O conhecimento técnico elas tem, mas são burras no "fator vida". Não tem a malicia e a politica pra sobreviver numa empresa. Não tem a habilidade social pra conviver em grupo. Não tem a tão falada inteligência emocional que os malditos profissinais de RH leitores da revista Vencer tanto dizem. Não tem o feeling e espirito necessário.
Tem pessoas que vão se formar com mais de 26 anos sem terem nenhuma experiência anterior. Sem nunca terem trabalhado na vida. São pessoas cuja rotina de vida deste os 7 anos é ir pra escola e voltar pra casa. Só isso. Temo pelo futuro destes. Ainda bem que existem concursos públicos que não exigem experiência em nada, porque elas serão devoradas sem dó no mercado de trabalho.
Espero que estejam entendendo aonde quero chegar. A faculdade é o que menos importa na formação de um profissional. Quem esta fazendo uma sabe disso. Depois que eu entrei no meio acadêmico, eu até passei a ficar com um pé atrás sempre que vou no médico. Na minha infância, eu acreditava que os médicos eram pessoas fodas, que estudavam pra caralho e tinham que ser super inteligentes pra exercer a profissão. Hoje eu sei que não é bem assim. Qualquer zebra que entrar numa facu de medicina e fazer o velho e bom "decora um dia antes da prova, tira a nota e esquece", se tornará médico.
Na minha área que é informática, eu sei que um cara que tiver disciplina de estudar na internet, tipo mergulhar de cabeça no site do MIT, ler todo o conteudo que a internet oferece, ele facilmente será uma pessoa com mais conhecimento que eu ou o LemonHead. Faculdade deixou de ser a detentora do conhecimento há tempos.
Não estou querendo defender as faculdades que infestam o mercado imoral de diplomas que virou o Brasil. Muito menos criticar as renomadas faculdades públicas. Na minha opinião, pague a "melhor" faculdade que puder ou se esforce para entrar numa faculdade pública. Mas apenas tenham consciência que embora elas possam te dar um pequeno handcap, isto é o que menos importa pro seu sucesso profissional."

Pense nisso!

0 comentários:

Artigos recentes

Comentários recentes